Testes de Fumo

Testes de Fumo

O teste de fumo consiste na introdução de fumo nos coletores de saneamento que, por sua vez, sairá através dos dispositivos públicos e privados, tais como sarjetas, grelhas, caixas de ramal, caleiras ou tubos de queda.

O fumo não deve entrar nas habitações, exceto nos casos em que existam problemas na canalização (fugas ou defeitos). No entanto, em canalizações pouco usadas pode surgir fumo devido à falta de água nos sifões pelo que se sugere que o proprietário, após receber a notificação de realização do ensaio, se certifique que estes funcionam corretamente pela introdução de alguma água nestes locais. Esta água servirá de tampão para o fumo não passar.

Os testes de fumo têm como objetivo detetar defeitos nas canalizações e também ligações indevidas à rede de saneamento. Estes defeitos/ligações poderão provocar infiltrações de águas pluviais no saneamento.

Sim. Não é permitido por Lei encaminhar as águas pluviais do domínio privado para o sistema público de drenagem de águas residuais.

A rede de saneamento foi concebida no sentido de drenar as águas residuais para instalações de tratamento. No entanto, em caso de chuva, poderá existir o escoamento de águas pluviais para esta rede através de ligações indevidas de habitações, sarjetas ou tampas de saneamento mal fechadas, aumentando assim o volume de água a drenar e a tratar em sistemas que não foram dimensionados para tais volumes. Esta entrada de águas pluviais na rede de saneamento denomina-se por afluências indevidas.

O teste será conduzido por profissionais formados especificamente para este serviço, estando devidamente identificados como funcionários da INOVA-EM.

Um teste de fumo é uma injeção deliberada de fumo na rede de saneamento por forma a detetar-se por onde este escapa. O aparecimento de fumo pode indicar problemas na rede de saneamento, sendo garantida a presença no local de elementos da INDAQUA para documentar através de fotografias.

Raramente o fumo entra nas habitações. Tal poderá acontecer devido a problemas nos sifões (sem água) ou defeitos na canalização.Caso o fumo apareça dentro de sua casa deverá efetuar ventilação através da abertura de janelas ou portas.

O fumo utilizado é inofensivo, quase sem cheiro, não tóxico e não provoca riscos de incêndio.

Caso haja necessidade de entrar em propriedade privada, os técnicos da INOVA-EM apenas o farão com autorização prévia por parte do proprietário, mediante identificação.

Durante o teste de fumo é injetado fumo opaco na rede de saneamento. Existe a possibilidade de entrar fumo nas habitações através de ligações indevidas ou defeitos na canalização predial.

Um sifão é um dispositivo instalado para impedir a passagem de gases. Para tal deverá existir água neste dispositivo. Caso o sifão não tenha água, pode existir a possibilidade de entrada de gases provenientes da rede de saneamento nas habitações.

Por forma a evitar este problema, sugere-se que o proprietário, após receber a notificação, se certifique que estes funcionam corretamente introduzindo alguma água nestes locais. Esta água servirá de tampão para o fumo não passar.

CONTACTOS

SEDE

Zona Industrial de Cantanhede Apartado 57
Email: geral@inova-em.pt
Telefone: 231 410 830
Email: geral@inova-em.pt

ATENDIMENTO COMERCIAL

Loja do Cidadão de Cantanhede
Rua dos Bombeiros Voluntários, 7​
3061-909 Cantanhede​
Telefone: 231 423 850 / 1
Email: loja@inova-em.pt​

NÚMERO VERDE

LEITURAS, AVARIAS E RECOLHA DE
MONSTROS E VERDES

800 201 725

INOVA-(TE)

E ADERE AO BALCÃO DIGITAL
DESEJA ADERIR AO BALCÃO DIGITAL?