A exemplo do que aconteceu na primeira vaga da pandemia COVID19, a Câmara Municipal de Cantanhede decidiu financiar um conjunto de medidas para reduzir as despesas com o consumo de água, a descarga de águas residuais e a produção de resíduos urbanos, direcionadas a utilizadores em situações de perda de rendimentos provocada pela atual situação de pandemia.
Todas as famílias em que qualquer dos elementos do agregado familiar tenha uma diminuição superior a 1/3 nos rendimentos, podem solicitar a isenção das tarifas fixas de abastecimento de água, águas residuais e resíduos sólidos e, cumulativamente, o alargamento do 1º escalão da tarifa variável do serviço de abastecimento de água, de 5m³ para 15m³.
As empresas que apresentem uma quebra da faturação de 40%, poderão requerer a isenção das tarifas fixas de abastecimento de água, águas residuais e resíduos sólidos.
A economia social tem sido uma das mais afetadas pela pandemia do Covid-19, pelo que o executivo camarário decidiu que todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, sejam isentas da totalidade das tarifas fixas e das tarifas variáveis.
Os consumidores domésticos e as empresas que se enquadrem nas condições definidas, devem apresentar o requerimento na INOVA-EM, existindo um formulário disponível para o efeito na Área de Cliente ou através de pedido efetuado no Balcão Digital da INOVA-EM, até ao dia 15 de Dezembro 2020.