A intervenção tem como objetivo a remodelação parcial da rede de drenagem de águas residuais, de Vilamar e Corticeiro de Cima, no concelho de Cantanhede.
Perante os problemas identificados na rede de drenagem de águas residuais, procedemos à substituição de parte da rede gravítica, por um sistema de drenagem de águas residuais, sob vácuo, no sentido de reduzir a profundidade da rede e minimizar as infiltrações na mesma.
Tendo em conta as condicionantes da zona de solo argiloso, esta solução apresenta-se como a mais vantajosa, a nível técnico, pois implica uma maior facilidade na instalação do sistema, já que a profundidade da instalação é menor.
Para o Presidente do Concelho de Administração da INOVA, Pedro Cardoso: “Trata-se de uma empreitada que usa um sistema completamente pioneiro, no concelho de Cantanhede. O bom funcionamento das estações elevatórias e da estação de tratamento tem sido prejudicado pela afluência indevida de águas pluviais. É fundamental, em termos ambientais e de melhoria da qualidade de vida dos munícipes, mas, essencialmente, servirá para corrigir as anomalias detetadas, nos sistemas de drenagem. Será útil para perceber o seu efetivo sucesso e replicar em intervenções semelhantes, noutros locais”.