No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido com a Universidade de Aveiro, os alunos do 3.º ano da Licenciatura de Engenharia Industrial estiverem recentemente nas instalações da INOVA-EM, em Cantanhede, onde tiveram oportunidade de desenvolver, em contexto real, planos de manutenção dos equipamentos eletromecânicos da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Ançã. Esta ação decorreu no âmbito da disciplina de Projeto em Engenharia e Gestão Industrial, ministrada por um colaborador da empresa municipal.
A manutenção adequada dos equipamentos da ETAR contribuirá diretamente para a otimização de custos. Com um plano bem elaborado, é possível identificar os pontos críticos dos sistemas, prever custos de reparação e evitar despesas inesperadas.
Para o presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM, Pedro Cardoso, “a elaboração destes planos de manutenção para os equipamentos eletromecânicos da ETAR não só permite uma formação prática e aplicada aos alunos no seu processo de aprendizagem, como também contribuirá para a eficiência, sustentabilidade e segurança dos processos de tratamento de águas residuais, um pilar crucial para o bem-estar da nossa população e do meio ambiente”.

