O Executivo Municipal deliberou aprovar o projeto de remodelação da rede de drenagem de águas e ramais da Zona de Medição e Controlo (ZMC) da Varziela. O investimento da INOVA-EM é de cerca de 300 mil euros acrescidos de IVA e o prazo de execução é de 270 dias seguidos.
A área a intervencionar possui tubagens com cerca de 40 anos de uso e ramais em ferro galvanizado com muitas avarias.
Dado que em termos hidráulicos a rede existente funciona com desempenho sofrível, a solução a implementar passa pela substituição de tubagens das condutas e três ramais existentes por tubagens novas.
Assim sendo, os trabalhos preveem a substituição de condutas e dos respetivos ramais existentes, sendo desativado o sistema existente, assim como a substituição de bocas-de-incêndio por marcos de incêndio na área de influência da intervenção, com a desativação das bocas-de-incêndio existentes.
Está ainda prevista a colocação de válvulas para setorizar a rede distribuição minimizando clientes afetados por ocasião de roturas ou avarias. Com esta medida, haverá menos água desperdiçada com operações de limpeza e expulsão de ar no restabelecimento do fornecimento de água após a reparação de roturas ou avarias.
A solução preconizada neste projeto é a que melhor se enquadra para a resolução dos problemas no abastecimento de água à ZMC da Varziela, permitindo não só reduzir o indicador de perdas de água no sistema como aumentar o indicador de reabilitação de condutas.
“Esta obra insere-se na estratégia definida pelo Plano de Gestão Patrimonial de Infraestruturas com vista ao aumento da eficiência da rede de abastecimento de água e é seguramente mais um passo para garantir a qualidade e o nível do serviço que pretendemos assegurar em todo o território”, explica o presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM, Pedro Cardoso.