Paralelamente ao tema da sustentabilidade ambiental e no Ć¢mbito do ECO-ESCOLAS, a aĆ§Ć£o de sensibilizaĆ§Ć£o teve como mote a importĆ¢ncia vital da Ć”gua, nomeadamente, a necessidade da sua conservaĆ§Ć£o e a proteĆ§Ć£o dos recursos hĆdricos. TemĆ”tica que tem vindo a ganhar destaque especial, numa altura em que a escassez deste precioso lĆquido e a seca comeƧam a ser uma realidade no panorama nacional.
Pedro Cardoso, responsĆ”vel pelo pelouro da EducaĆ§Ć£o, em Cantanhede, ressalva a importĆ¢ncia destas pequenas, mas nĆ£o menos importantes, aƧƵes – āSensibilizar as crianƧas para a causa ambiental Ć© fundamental para a construĆ§Ć£o de um futuro mais sustentĆ”vel, verde e saudĆ”vel. VĆ£o ser eles os adultos de amanhĆ£, e esperamos que sejam conscientes e responsĆ”veis! Estes pequenos contributos significam muito para a comunidade. Desde uma simples conversa sobre o ambiente, passando pela plantaĆ§Ć£o de uma Ć”rvore ou, atĆ©, a participaĆ§Ć£o na limpeza da praiaā¦ Ć© importante perceberem as consequĆŖncias da aĆ§Ć£o humana no ambiente.ā
Perante uma tribuna de 30 alunos do 1Āŗ Ciclo, o Presidente do Conselho de AdministraĆ§Ć£o da INOVA e o Diretor do Agrupamento de Escolas GĆ¢ndara Mar-Tocha, JoĆ£o Gomes, aproveitaram, ainda, para agradecer o esforƧo, em prol do ambiente, por parte de toda a comunidade escolar. Este esforƧo foi recompensado com a atribuiĆ§Ć£o de mais um galardĆ£oĀ Eco-Escolas, pelo 9Āŗ ano consecutivo.
O Eco-Escolas Ć© um programa internacional, da āFoundation for Environmental Educationā, desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela ABAE (atualmente designada ABAAE ā AssociaĆ§Ć£o Bandeira Azul de Ambiente e EducaĆ§Ć£o). Pretende encorajar aƧƵes deste gĆ©nero e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no Ć¢mbito da EducaĆ§Ć£o Ambiental para a Sustentabilidade.