A ação de voluntariado ambiental alertou para a necessidade de proteger os ecossistemas marinhos e promover uma maior consciência ambiental.
As turmas do 12º ano, da Escola Secundária Lima de Faria – Cantanhede, passaram o dia de quarta-feira, numa sala diferente do habitual. Deram o exemplo, encarando o papel de educadores, no combate à poluição dos habitats naturais.
A iniciativa surgiu no âmbito do projeto Eco-Escolas, programa que promove a educação ambiental, nas escolas portuguesas, e contou com o apoio logístico da INOVA-EM, na remoção dos resíduos recolhidos.
Entre os 500 kgs de resíduos, retirados do areal, encontravam-se, em maior quantidade, as armadilhas para pesca de polvo, tradicionalmente conhecidas por alcatruzes, e ainda, redes, cordas e vários utensílios de plástico.
“A INOVA-EM reconhece a força das escolas e dos jovens nestas iniciativas de voluntariado ambiental, a sua importância é absolutamente vital para a construção de um futuro sustentável. No caso particular da Praia da Tocha, tudo fazemos para preservar a sua qualidade como destino turístico de referência, reconhecida pela atribuição da Bandeira Azul” refere o presidente do conselho de administração da INOVA-EM, Pedro Cardoso.