A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos – ERSAR –disponibilizou, no início do mês de fevereiro, o Volume 1 do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal – RASARP 2022.
Este documento é uma coletânea de informação relevante, referente à caraterização e evolução do setor, referenciada a 31 de dezembro de 2021, incluindo a avaliação da qualidade do serviço prestado aos utilizadores, o benchmarking do desempenho das entidades gestoras, a monitorização legal/contratual e o enquadramento económico-financeiro do setor.
A INOVA ficou em lugar de destaque, acima da média nacional, no respeitante aos indicadores de avaliação de excelência nos Serviços de Abastecimento de Água, Serviço de Águas Residuais e Qualidade do Serviço dos Resíduos Urbanos.
Na avaliação do Serviço de Abastecimento de Água, em 13 indicadores possíveis, a INOVA tem 10 a verde, sendo a média nacional de apenas 5 indicadores. O controlo, a qualidade e a segurança da água da torneira, distribuída pela Inova, é, uma vez mais, comprovado através desta classificação.
Foram estes mesmos dados que permitiram a atribuição à INOVA, por parte da ERSAR, os Selos de Qualidade da Água e o Prémio de Excelência, relativo à Gestão de Resíduos Urbanos.
Relativamente ao alerta por parte da Entidade Reguladora, sobre as perdas de água da rede pública e as novas formas de gestão, a Inova regista uma evolução positiva, comparando com os anteriores dados de 2020 e acompanhando a tendência de melhoria a nível nacional.
A água não faturada e as perdas reais de água por ramal, constituem um dos principais desafios, por parte da empresa municipal, para a minimização do desperdício e consequente redução destes valores.
Pode consultar o Relatório em : https://www.ersar.pt/pt/site-comunicacao/site-noticias/Paginas/publica-relatorio-anual-rasarp-volume1-2023.aspx