INOVA reforça Qualidade Ambiental da Praia da Tocha

 

A Praia da Tocha recebeu, no dia 19 de junho e pelo 30º ano consecutivo, a Bandeira Azul. O galardão, atribuído pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, simboliza a excelente qualidade balnear e o elevado nível dos equipamentos, segurança e serviços que são disponibilizados pelo Município de Cantanhede.

Diariamente e em permanência, a INOVA - Empresa de Desenvolvimento Económico e Social de Cantanhede, E.M.-S.A., promove a limpeza manual e mecânica do areal, bem como a remoção dos resíduos depositados nos sacos e contentores que instalou ao longo da praia. As dunas primárias, dada a sua sensibilidade e importância no equilíbrio da faixa costeira, são sujeitas a uma limpeza manual.

Durante a época balnear, a INOVA procede também à manutenção dos jardins e zonas verdes em espaços públicos e reforça os serviços de limpeza do perímetro urbano, designadamente passeios e arruamentos, zonas pedonais, parques infantis, parques de merendas e parques de estacionamento.

Este ano, a INOVA junta esforços com entidades locais, entre as quais o Agrupamento de Escuteiros 1390 – Tocha, a Associação de Moradores da Praia da Tocha e o movimento “Catraia”. No âmbito do projeto “Ambiente, é Meu e de Toda a Gente”, serão realizadas ações de limpeza do areal e sensibilização dos veraneantes para a adoção de boas práticas ambientais.

Numa das entradas da praia, já é possível encontrar o “Goby”, uma estrutura em forma de peixe que alerta para a problemática da poluição nos oceanos e nas praias, iniciativa levada a cabo pela Associação de Moradores da Praia da Tocha.

Nas palavras de Idalécio Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da INOVA, “é importante conjugar esforços em parceria com outras entidades, para que a informação e a sensibilização ambiental produzam efeitos junto do maior número possível de pessoas, em cadeia e de forma exponencial, no sentido de reforçar o privilégio que é usufruir de um património natural ímpar como o que nos é dado a observar e a sentir, mas especialmente para que as pessoas o preservem e para que cada veraneante, no areal da praia, deixe só pegadas.”

A Praia da Tocha torna-se, este ano, ainda mais inclusiva, com a adoção do código ColorAdd nos contentores de recolha seletiva. Este código, já existente nas bandeiras de praia, consiste num sistema que tem por base as três cores primárias representadas através de símbolos gráficos, permitindo aos banhistas daltónicos interpretar as cores corretamente.

Importa acrescentar que a Praia da Tocha foi uma das quatro praias portuguesas premiadas no concurso internacional de boas práticas ambientais da Bandeira Azul, colocando Portugal no terceiro lugar à frente de mais de quarenta países.

A Inova, responsável pelo serviço de preservação ambiental da orla costeira do município, cumpre rigorosamente as exigências do ponto de vista da gestão ambiental, contribuindo dessa forma para as distinções que a Praia da Tocha e o Município de Cantanhede têm recebido.


 

About the Author