Política do Sistema de Gestão

A política evidencia o comprometimento da Gestão na implementação dos requisitos do SGQAS segundo o modelo definido nas normas NP EN 9001, 14001 e OHSAS 18001 adaptadas à organização e tipo de negócio, e o enquadramento para estabelecer, cumprir e rever os objetivos previamente definidos. 
Foi preocupação da Empresa definir a Política da Qualidade, Ambiente e Segurança assegurando os seguintes compromissos de forma a garantir o cumprimento dos objectivos da empresa:

  • Satisfazer as necessidades e expectativas das partes interessadas relevantes, incluindo clientes, dos colaboradores e do Município;
  • Garantir a distribuição e fornecimento de água com qualidade para consumo humano;
  • Garantir o tratamento do efluente com qualidade, tendo em conta os parâmetros e limites para rejeição no meio hídrico;
  • Atingir elevados níveis de qualidade de vida urbana e ambiental, através da limpeza urbana, da recolha de RU e lavagem / desinfeção de contentores e do tratamento de zonas verdes públicas; 
  • Promover os meios adequados para a proteção da saúde e segurança dos Colaboradores e de todas as pessoas envolvidas nas suas atividades;
  • Promover a eco eficiência e a prevenção da poluição, no sentido de minimizar os impactes ambientais adversos procurando estabelecer medidas e metas para os aspetos ambientais significativos, nomeadamente, racionalizar o consumo energético através da gestão de frota adequada;
  • Influenciar, sempre que possível e no desenrolar da sua atividade, partes interessadas relevantes quanto aos seus aspetos ambientais e perigos e riscos na área da segurança e saúde no trabalho;
  • Incentivar o trabalho em equipa e o envolvimento de todos os colaboradores, promovendo o desenvolvimento das suas competências;
  • Assegurar o desempenho da sua atividade cumprindo com as obrigações de conformidade aplicáveis;
  • Promover a melhoria contínua, avaliando regularmente o desempenho do sistema integrado de gestão, revendo e estabelecendo os princípios, os objetivos e as metas, tendo em conta os processos, os impactes ambientais e os riscos laborais significativos, de modo a garantir um desenvolvimento sustentado, com vista à eficácia do sistema;
  • Manter a EXPOFACIC entre os primeiros eventos do género do país.

 

Visão

Procurar ser uma entidade gestora de referência a nível nacional, relativamente aos serviços públicos de abastecimento de água, águas residuais e resíduos urbanos e contribuir para que Cantanhede seja um dos Concelhos com melhor qualidade de vida do país.

Missão

É missão da INOVA garantir a um custo socialmente aceitável a qualidade dos serviços públicos municipais de abastecimento de água, águas residuais e resíduos urbanos, bem como garantir que todas as restantes atribuições delegadas pelo Município de Cantanhede são desenvolvidas com critérios de eficácia e eficiência, promovendo-se a qualidade de vida das populações e obedecendo-se a critérios de sustentabilidade económico-financeira e ambiental.

Princípios

Apontam-se como princípios enformadores ou linhas de orientação para o desempenho da organização: focalização do cliente, liderança, comprometimento das pessoas, abordagem por processos, melhoria, tomada de decisão baseada em evidências, gestão das relações, segurança e saúde dos trabalhadores e proteção do meio ambiente.