Política do Sistema de Gestão

(Revista a 25/06/2020)

A política evidencia o comprometimento da Gestão na implementação dos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança no Trabalho segundo o modelo definido nas normas NP EN 9001, 14001 e 45001 adaptadas à organização e tipo de negócio, e o enquadramento para estabelecer, cumprir e rever os objetivos previamente definidos. 

Foi preocupação da INOVA-EM definir a Política do Sistema de Gestão de forma a ser compatível com o seu contexto organizacional, assegurando os seguintes compromissos:

  • Satisfazer as necessidades e expectativas das partes interessadas relevantes, nomeadamente clientes, dos colaboradores e do Município; 
  • Promover a melhoria contínua, avaliando regularmente o desempenho do sistema integrado de gestão, revendo e estabelecendo os princípios, os objetivos e as metas, tendo em conta os processos, os impactes ambientais e os riscos laborais significativos, de modo a garantir um desenvolvimento sustentado, com vista à eficácia do sistema; 
  • Promover condições de trabalho seguras e saudáveis para a prevenção de lesões e afeções da saúde relacionadas com o trabalho, assumindo o compromisso para eliminar perigos e reduzir os riscos no âmbito da nossa atividade;
  • Promover a eco eficiência e a prevenção da poluição, no sentido de minimizar os impactes ambientais adversos procurando estabelecer medidas e metas para os aspetos ambientais significativos;
  • Desenvolver uma cultura de rigor, exigente e inovadora, assente no desenvolvimento e valorização das competências dos colaboradores, incentivando o trabalho em equipa e o envolvimento de todos, através da consulta e participação;
  • Assegurar o desempenho da sua atividade cumprindo com as obrigações de conformidade aplicáveis; 
  • Influenciar, sempre que possível e no desenrolar da sua atividade, partes interessadas relevantes quanto aos seus aspetos ambientais e perigos e riscos na área da segurança e saúde no trabalho;
  • Garantir a distribuição e o fornecimento de água com qualidade para consumo humano;
  • Atingir elevados níveis de qualidade de vida urbana e ambiental, nomeadamente através da limpeza urbana, da recolha de RU, lavagem de contentores e do tratamento de zonas verdes públicas;
  • Manter a EXPOFACIC entre os primeiros eventos do género do país.

 

Visão

Procurar ser uma entidade gestora de referência a nível nacional, relativamente aos serviços públicos de abastecimento de água, águas residuais e resíduos urbanos e contribuir para que Cantanhede seja um dos Concelhos com melhor qualidade de vida do país.

Missão

É missão da INOVA garantir a um custo socialmente aceitável a qualidade dos serviços públicos municipais de abastecimento de água, águas residuais e resíduos urbanos, bem como garantir que todas as restantes atribuições delegadas pelo Município de Cantanhede são desenvolvidas com critérios de eficácia e eficiência, promovendo-se a qualidade de vida das populações e obedecendo-se a critérios de sustentabilidade económico-financeira e ambiental.

Princípios

Apontam-se como princípios enformadores ou linhas de orientação para o desempenho da organização: focalização do cliente, liderança, comprometimento das pessoas, abordagem por processos, melhoria, tomada de decisão baseada em evidências, gestão das relações, segurança e saúde dos trabalhadores e proteção do meio ambiente.