🐟 INOVA promove ação de sensibilização sobre a proteção da vida marinha

No Centro de Interpretação de Arte Xávega da Praia da Tocha

 No passado dia 18 de janeiro, no Centro de Interpretação de Arte Xávega da Praia da Tocha, foi realizada uma ação de sensibilização, sobre a vida marinha e a urgência da sua proteção, dinamizada por um técnico da INOVA-EM.

 Conservar e usar, de forma racional, os oceanos, os mares e os recursos marinhos, para o desenvolvimento sustentável, foi o mote para a conversa. Ao longo de mais de uma hora, os cerca de 15 participantes abordaram, de forma dinâmica, várias temáticas relacionadas com as consequências da poluição e das atividades humanas, nos ecossistemas marinhos e costeiros (poluição, sobrepesca e práticas ilegais de pesca). Discutiu-se a vital importância da reciclagem, para combater o grande flagelo do aumento e propagação dos microplásticos e a consequente contaminação dos habitats e cadeias alimentares da fauna marinha.

 No final da sessão, os participantes aceitaram o desafio de fazer uma caminhada pela praia e recolher os resíduos que encontrassem no areal.

“Este tema remete-nos para a importância da correta separação dos nossos resíduos domésticos, nomeadamente, a reciclagem do plástico. Não sendo corretamente direcionados, para tratamento, a degradação dos componentes plásticos levará à formação de microplásticos, que acabarão o seu ciclo com a contaminação dos habitats marinhos e costeiros. A importância deste tipo de ações de sensibilização passa por este caminho, relembrar que os nossos pequenos gestos, como comunidade, interferem, e muito, na qualidade do ambiente que nos rodeia” refere Pedro Cardoso, Presidente do Conselho de Administração da INOVA.