Relatora da ONU defende promoção da água da torneira em Portugal

A relatora especial da ONU para a água defende a realização de uma “mega-campanha” para lembrar aos portugueses que a água da torneira tem muito boa qualidade e é mais amiga do ambiente do que a engarrafada.

Por ocasião do Dia Nacional da Água, que hoje se assinala, a portuguesa Catarina Albuquerque disse à agência Lusa que defende a instalação de bebedouros públicos para diminuir o consumo de água engarrafada e apelou a uma sensibilização da restauração para oferecer nas mesas jarros de água.

“É preciso promover o consumo de água da torneira, em detrimento da engarrafada que [devido à embalagem] é prejudicial ao ambiente”, afirmou Catarina Albuquerque, relatora especial das Naçoes Unidas (ONU) para o direito à água, desde Setembro do ano passado.

Na sua opinião, deveria também ser posta em marcha uma “mega-campanha do Governo” para promover a água da torneira. A relatora considera ainda que Portugal devia ter uma estratégia municipal na área da água, que identificasse a origem de desperdícios e promovesse a poupança de um bem “tão escasso e precioso”.

About the Author