O tarifário da água no Município de Cantanhede é amigo das famílias numerosas

 

O estudo apresentado recentemente pela Associação Portuguesa das Famílias Numerosas, referente ao ano de 2016, destaca o tarifário de abastecimento de água praticado pela INOVA-EM como um dos melhores no Índice de Equidade.

Segundo aquele estudo, o preço da água em Cantanhede surge destacado em 1.º lugar a nível distrital e na 8.ª posição no ranking nacional, entre os 308 municípios avaliados. Esta posição de destaque, decorre de uma política de preços que não penaliza os maiores agregados familiares, mesmo considerando que o seu padrão de consumo tende a ser maior e portanto a situar-se em escalões com tarifário mais caro.

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas diz que, em Portugal, o preço de um copo de água não é igual em todas as casas, mesmo que sejam vizinhas e estejam no mesmo concelho. A maioria dos municípios ainda não tem em conta a dimensão do agregado familiar na altura de taxar os consumos de água, o que penaliza as famílias com mais filhos e faz com que cada pessoa dos agregados maiores, para um mesmo consumo, pague mais do que um morador isolado.

No âmbito da responsabilidade social, a INOVA-EM, para além de um tarifário mais amigo das famílias numerosas, criou também uma Tarifa Social para as famílias carenciadas, que prevê a isenção das taxas fixas e o alargamento do volume de água faturado no primeiro escalão, que passa a ser de 15 m3 e não os 5 m3 da tarifa normal, o que pode representar descontos de cerca 50% para consumos da ordem dos 10 m3.
 
Pode consultar o estudo em https://www.apfn.com.pt/estudoagua/mapa.php

 

About the Author