INOVA sensibiliza munícipes para beberem água da torneira

 

Em Cantanhede o abastecimento de água chega a toda a população a partir da nascente dos Olhos da Fervença, situada na freguesia de Cadima, assegurando o consumo dos cerca de 21 mil clientes, numa captação média diária de 13 mil metros cúbicos de água. Importa referir que, para além de ser em quantidade, a água que vem dos Olhos da Fervença apresenta também qualidade assinalável, reunindo condições diretas para o consumo humano. O tratamento realizado com cloro serve unicamente para garantir que na rede de distribuição, a água mantenha a qualidade macrobiótica, respeitando os valores de referência da Organização Mundial de Saúde. Por essa razão a INOVA-EM, recebeu mais uma vez em 2017, o Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano atribuído pela ERSAR - Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. 

De forma a assinalar o dia 22 de março Dia Mundial da Água, a equipa Cantanhede Recicla –campanha de sensibilização ambiental desenvolvida pela INOVA-EM - esteve presente junto à Loja do Cidadão na cidade de Cantanhede a promover a consciencialização sobre a correta utilização dos recursos naturais, as maneiras de os preservar e a explicar o processo de tratamento realizado na água que resulta na segurança e qualidade da mesma. A sensibilização também contemplou a oferta de garrafas de água reutilizáveis para incentivar a redução de resíduos e o consumo da água da torneira. 

Com o Dia Mundial da Água, espera-se que resíduos, entulhos e produtos tóxicos despejados no meio ambiente sejam reduzidos, evitando também a poluição das águas que aparecem em decorrência, sob diversas formas. É de fundamental importância a consciencialização da população mundial em relação a educação ambiental, já que atitudes do dia-a-dia fazem a diferença. 
 

About the Author